METAS ABUSIVAS E O ASSEDIO MORAL NO TRABALHO DO BANCARIO
- rachellabre
- 29 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Bancário:
se você vem sentindo dores generalizadas, tremores, tonturas, falta de ar, insônia (ou sonolência excessiva), dor de cabeça ou falta de apetite, levando-o a sofrer crises de choro, palpitações, diminuição da libido, sentimento de inutilidade, depressão, aumento da pressão arterial ou distúrbios digestivos, saiba que esses são alguns sintomas do assédio moral no trabalho a que você pode estar sendo submetido.
Entenda o que caracteriza o assédio moral no trabalho
se seus direitos trabalhistas estão sendo violados pela imposição de metas abusivas, pressão patronal excessiva, elevada jornada diária ou indesejado convívio com os reflexos da violência urbana no seu local de trabalho, é pertinente saber que a responsabilidade civil do empregador com indenização por dano moral
O que é assédio moral no trabalho?
É uma conduta abusiva, a exemplo de gestos, palavras e atitudes repetidas de forma sistemática. Nesse sentido, ela atinge a dignidade ou a integridade psíquica ou física de um bancário, na maioria das vezes, sob constantes ameaças ao emprego e à degradação do ambiente de trabalho.
Isso porque as relações de emprego devem ser pautadas pelo respeito mútuo. Assim sendo, mesmo que o empregador detenha poder de mando, a ele não é dado o direito de agir com falta de urbanidade, cortesia e respeito aos subordinados.
O que caracteriza o assédio moral no trabalho?
acusações infundadas;
insultos pessoais e ridicularização;
gritos e indiretas;
propagação de boatos;
exclusão social do vitimado;
ausência de informações necessárias para a atividade diária.
Nos processos trabalhistas que resultam em condenação por assédio moral, é comum ser verificada a postura de:
exigir, do bancário, o cumprimento de tarefas desnecessárias;
instituir e exigir metas exorbitantes;
impor o isolamento social do bancário ou a sua ociosidade na atuação profissional;
expor o bancário pessoal e publicamente ao ridículo.
Como reagir diante dessas situações?
É recomendado anotar imediatamente todas as humilhações sofridas, os colegas e clientes que tenham testemunharam os fatos, bem como evitar conversas sem testemunhas com o agressor, dentre outras medidas.
.png)

Comentários